Cenário Econômico e Setorial – Nov/2023

Economia

Internacional:
O FMI estima crescimento mundial de 3% em 2023, mas com tendência de desaceleração em 2024 para 2,9%, como efeito da política mo netária restritiva.


Nacional:
A visão mais positiva para o crescimento econômico deste ano está pautada no recorde da safra agrícola e no impulso do consum o d as famílias, favorecido pelo bom desempenho do mercado de trabalho e pelos efeitos positivos da desaceleração da inflação sobre a renda do consumidor. Ass im, a expectativa de crescimento para 2023 é de 2,9%.

Comércio e Serviços

Os segmentos de comércio e de serviços estão registrando desaceleração do crescimento, mas seguem com melhor performance do que a indústria, com a demanda concentrada em lazer e produtos mais ligados à renda do consumidor.

Indústria

A indústria de transformação segue com fraca performance este ano, impactada pelo cenário restritivo de crédito e pela baixa confiança do empresário em investir. Nessecenário os segmentos mais dependentes de crédito e investimento estão registrando pior desempenho, enquanto os setores mais d epe ndentes de renda estão com crescimento moderado.

Materiais de construção

Para este ano, as vendas de materiais de construção tendem a continuar com baixa performance, refletindo a mudança na demanda, mais voltada para os serviços, principalmente de lazer.

Imobiliário

A redução gradual das taxas de juros deverá estimular a retomada das vendas de imóveis, enquanto os lançamentos deverão continua r retraídos como ajuste ao elevado estoque de imóveis novos ofertados.

Autopeças

O setor de autopeças deve continuar impactado negativamente este ano, pelo forte recuo da produção de caminhões e ônibus e pelo fraco desempenho da produção de automóveis.

Agronegócio

O agronegócio registrou expressiva expansão este ano, com a safra recorde de grãos e com o incremento das exportações.

Precisando promover melhorias de desempenho na gestão da sua empresa?

Chame nossa equipe no WhatsApp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp