Os 3 passos da gestão de mudanças organizacionais

O mercado nas mais diversas áreas de atuação nunca se modificou tanto e em tão pouco tempo como nos últimos anos. Processos, métodos de trabalho, condução de equipe, especializações e tecnologia têm mudado a forma de administrar os negócios. E é por isso que muitas empresas têm recorrido ao apoio de especialistas para manter-se em alta na disputa por espaço. Neste artigo, apresentamos os 3 passos da gestão de mudanças organizacionais para que você se adapte às transformações do mercado. Interessado no tema? Então, prossiga a leitura!  

Onde entra a gestão de mudanças organizacionais?

Seja pela inegável expansão da tecnologia, pela inevitável globalização ou ainda por uma nítida mudança de hábitos dos consumidores, o mercado tem se modificado. Por isso, é preciso mudar para acompanhá-lo, se atualizando e seguindo ativo na disputa por um lugar ao sol. E é justamente aí que entra a gestão de mudanças organizacionais. É por meio dela que um especialista é capaz de ajudar uma empresa para que se adapte às transformações do mercado.

Como isso pode ser feito?

Há, sem dúvida, uma série de ações a serem adotadas para que se possa implementar uma gestão de mudanças organizacionais. Aqui, separamos os 3 passos fundamentais para promover essa guinada que, se conduzida de maneira correta e planejada, devolve a empresa a um elevado patamar na disputa de mercado, podendo proporcionar qualidade de serviço com otimização de recursos e tempo.

Planejamento

Aqui está a base de todo o trabalho. Nessa etapa é importante definir os objetivos da mudança, ou seja, saber onde a organização quer chegar com as mudanças. Em seguida, é preciso identificar quem são os stakeholders – aqui divididos entre internos (colaboradores, gestores, acionistas e fornecedores) e externos (clientes, concorrentes, a comunidade e o governo). Em seguida, se faz uma análise de riscos, com planos de contingência para minimizá-los, e, por fim, preparar o plano de ações, que deve ser claro, conciso e realista.

Implementação

É nesta etapa em que se faz a comunicação da mudança aos colaboradores e isso precisa ser feito de forma clara e transparente, esclarecendo os objetivos da mudança, o impacto provocado e como eles podem se preparar para a mudança. É fundamental treinar e apoiar os envolvidos para que possam compreender o trabalho e entregar os melhores resultados e, claro, monitorar a evolução do processo.

Estabilização

A fase da consolidação vem a seguir e é muito importante. Só assim é possível garantir que tudo o que foi planejado está, de fato, sendo adotado pela organização. E isso pode ser feito por meio de treinamentos, suporte e incentivos. É importante frisar que a gestão de mudanças organizacionais só será bem-sucedida se for adotada por todos os colaboradores da organização.

Sua empresa também pode usufruir da gestão de mudanças organizacionais

Em resumo, é preciso seguir os 3 passos da gestão de mudanças organizacionais (planejamento, implementação e estabilização), que automaticamente vão levar a ações detalhadas que são:

  • Definir os objetivos da mudança;
  • Identificar os stakeholders;
  • Analisar os riscos;
  • Desenvolver um plano de ação;
  • Comunicar a mudança aos colaboradores;
  • Treinar e apoiar os envolvidos
  • Monitorar o progresso;
  • Consolidar a mudança;
  • Garantir que a mudança seja adotada pela organização.

Adapte-se às transformações do mercado com apoio da Pacheco Consultores

Os passos apresentados acima são fundamentais para o sucesso da gestão de mudanças organizacionais, pois ajudam a garantir que o processo seja bem-sucedido em todos os aspectos, seja internamente com os colaboradores, ou externamente com o cliente. E o apoio para que sua empresa se adapte às transformações do mercado vem da Pacheco Consultores, uma aliada estratégica na condução desse processo. Confie em quem tem expertise conquistada por quem promove a melhoria de desempenho empresarial desde 1984. Acesse o site, converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e feche um negócio que pode mudar a trajetória da sua empresa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp