Economia
Internacional: Economia dos EUA está registrando crescimento acima do esperado, impulsionada pelo consumo das famílias. Inflação segue em desaceleração, mas ainda distante da meta, o que levará o Federal Reserve a manter os juros elevados até meados do próximo ano. Crescimento da China está aquém das expectativas, por conta do baixo desempenho do setor imobiliário.
Nacional: O PIB do segundo trimestre registrou crescimento acima das expectativas, estimulado pela agropecuária e pelo consumo das famílias. O bom desempenho do mercado de trabalho e a desaceleração da inflação estão dando suporte ao crescimento do consumo doméstico. Nesse cenário benigno, as estimativas para o crescimento do ano passaram de 2,2% para 2,6%, com viés positivo para novas revisões.
Comércio e Serviços
Apesar do crescimento observado nos últimos meses, os setores de serviços e comércio estão experimentando uma desaceleração, o que é atribuível à influência da política monetária restritiva.
Indústria
A indústria ainda apresenta um desempenho abaixo do esperado este ano, sofrendo impactos negativos das elevadas taxas de juros nos setores dependentes de crédito e investimento. Paralelamente, os setores mais relacionados à renda demonstram um crescimento moderado. Por outro lado, a indústria extrativa está em ascensão, impulsionada pelas exportações.
Materiais de construção
As vendas de materiais para construção devem continuar a declinar neste ano, refletindo a mudança na demanda que está agora mais voltada para serviços, particularmente na área de lazer.
Imobiliário
As vendas de novos imóveis tendem a continuar arrefecidas, refletindo as elevadas taxas de juros, que inibem o financiamento imobiliário.
Autopeças
A indústria de autopeças deve permanecer afetada pela retração na produção de veículos pesados e pelo fraco desempenho dos veículos leves.
Agronegócio
O setor agrícola continua com forte desempenho devido à colheita recorde deste ano e ao significativo volume de exportações.
Precisando promover melhorias de desempenho na gestão da sua empresa?