Economia
Internacional:
Este ano, a economia dos EUA está crescendo acima do esperado e a inflação, apesar da desaceleração, ainda está distante da m eta , fator que manterá os juros elevados por mais tempo. Para 2024, as estimativas são de desaceleração do crescimento global, de 3,0% para 2,9%, como efe ito da política monetária global ainda bastante restritiva.
Nacional:
As projeções de crescimento econômico para 2023 foram revistas para cima nos últimos meses, em virtude das surpresas relacion ada s à safra agrícola e à sustentada solidez do consumo das famílias. Essa resiliência no consumo foi impulsionada pelo bom desempenho do mercado de trabalho e pelos impactos positivos da desaceleração da inflação sobre a renda dos consumidores. Nesse contexto, a expectativa de crescimento para 2023 é agora de 2,9%.
Comércio e Serviços
Embora tenha havido expansão nos últimos meses, os setores de serviços e comércio estão atualmente enfrentando desaceleração com o resultado, em grande parte, da influência da política monetária restritiva.
Indústria
A performance da indústria continua a ficar aquém das expectativas para este ano, sofrendo os efeitos adversos das altas taxas d e juros nos setores que dependem de crédito e investimento. Ao mesmo tempo, os setores mais vinculados à renda estão exibindo um crescimento moderado. Em contrapartida, a i ndústria extrativa está em um período ascendente, impulsionada pelo aumento das exportações.
Materiais de construção
As vendas de materiais de construção tendem a continuar em retração, o que reflete a mudança na demanda, que está atualmente mai s orientada para os serviços, especialmente na esfera do lazer.
Imobiliário
A tendência é que a oferta de novos imóveis continue diminuindo, devido ao grande estoque de propriedades lançadas nos anos a nte riores. Embora a redução gradual das taxas de juros possa estimular a retomada das vendas de novos imóveis, esse processo provavelmente ocorrerá de maneira gradua l, considerando que as taxas de juros ainda permanecem em patamar elevado.
Autopeças
A produção de peças automotivas deve continuar sendo impactada pela diminuição na fabricação de veículos pesados e pelo desem pen ho menos robusto dos veículos leves.
Agronegócio
O segmento agrícola mantém um desempenho robusto, impulsionado pela safra recorde deste ano e pelo considerável volume de export ações.
Precisando promover melhorias de desempenho na gestão da sua empresa?