Para melhorar as decisões do seu negócio, é crucial estar atualizado sobre o cenário econômico. Com isso em mente, criamos uma apresentação e um vídeo explicando sobre o cenário atual e suas implicações. Veja um resumo abaixo:
Economia
Embora a inflação global e doméstica continue sendo a principal preocupação econômica, o arrefecimento recente dos índices de inflação, favoreceu a melhora do cenário, com os bancos centrais sinalizando redução do ritmo de alta dos juros e encerramento do ciclo mais cedo do que o esperado inicialmente. Com isso, as estimativas de crescimento global em 2023 foram revisadas para cima, de 2,7% para 2,9%, mais ainda abaixo do crescimento de 2022 (3,4%).
No cenário doméstico, as estimativas são de crescimento de 0,8% em 2023, uma forte desaceleração frente ao crescimento do ano passado, de 3,0%, refletindo as altas taxas de juros e a desaceleração global. Com isso o desemprego deverá registrar leve piora. A inflação embora em desaceleração, ainda ficará em nível elevado, como reflexo principalmente do dólar apreciado. Com isso, para combater a inflação, o Banco Central manterá a Selic em dois dígitos até final desse ano.
Comércio e Serviços
Com baixo crescimento econômico, piora do emprego e juros altos, o comércio de produtos dependentes de crédito, como veículos, móveis, eletrodomésticos e material de construção, deve seguir o ano com fraco desempenho. Os segmentos que dependem apenas de renda, como supermercados, farmácias e vestuário devem seguir com crescimento moderado. Serviços continuam em recuperação robusta impulsionados pela retomada de atividades de lazer.
Indústria
Refletindo o movimento do comércio, as indústrias mais voltadas para os segmentos de bens duráveis deverão continuar com baixa performance, enquanto indústrias de produtos de bens não duráveis e segmentos exportadores deverão registrar melhor desempenho.
Materiais de construção
As vendas estão em retração e devem seguir com enfraquecidas no ano, refletindo a alta das taxas de juros dos financiamentos e a mudança da dinâmica do consumo das famílias, hoje mais voltado para gastos com lazer.
Autopeças Produção deve registrar recuperação em 2023, impulsionada pela demanda do setor automotivo – Anfavea projeta elevação de 2,2% da produção de veículos, impulsionada pelas exportações.
Precisando promover melhorias de desempenho na gestão da sua empresa?