Economia
Internacional: Nas economias desenvolvidas, a inflação seguiu em movimento de desaceleração nos últimos meses, porém ainda permanece acima das metas dos bancos centrais. Nesse cenário, as taxas de juros permanecerão em patamares restritivos o suficiente para concluir o processo de desinflação. A atividade global segue aquecida, sustentada pelo mercado de trabalho, mas em desaceleração, como reflexo do aperto monetário.
Nacional: As estimativas são de crescimento de 2,2% para a economia brasileira este ano, beneficiada pela melhora do emprego e pela retomada de investimentos públicos e privados. Apesar da melhora de expectativa para a atividade econômica, os desafios continuam centrados no câmbio volátil, na inflação acima da meta e nas incertezas quanto à política fiscal e taxas de juros.
Comércio e Serviços
O varejo e serviços seguem em crescimento, beneficiados pelo bom desempenho do emprego. Para os próximos meses, este cenário deverá ser sustentado pela continuidade da taxa de desemprego em baixos patamares.
Indústria
A indústria vem mostrando sinais positivos este ano, após a retração dos anos recentes. Para os próximos meses, a tendência é de continuidade de retomada da indústria, impulsionada, pelo crescimento das exportações e pela expansão dos investimentos.
Materiais de construção
A retomada do mercado imobiliário vem dando impulso às vendas de materiais de construção. As perspectivas são de continuidade de crescimento, impulsionado pelas taxas de juros em nível mais baixo do que o registrado no ano passado.
Imobiliário
O mercado imobiliário segue aquecido, beneficiado pelas taxas de juros mais baixas este ano, em comparação com o ano passado, e com o incentivo do programa Minha Casa Minha Vida. Em sentido contrário, os lançamentos devem continuar contidos, refletindo a necessidade de ajuste dos estoques.
Autopeças
A retomada da produção de caminhões, após a forte retração do ano passado, está favorecendo a indústria de autopeças. A perspectiva é de continuidade de expansão da indústria automotiva, favorecendo o setor de autopeças.
Agronegócio
As condições climáticas adversas deste ano, impactaram a produção agrícola em todo o país. Com isso, as estimativas são de recuo de 1,6% do PIB do agronegócio este ano.
Precisando promover melhorias de desempenho na gestão da sua empresa?