Cenário Econômico e Setorial – Ago/2023

Economia

A inflação segue desacelerando nos EUA e na Europa, mas ainda acima da meta, o que levará os bancos centrais a continuarem elevando taxas de juros, com tendência de início dos cortes apenas em meados de 2024. A atividade econômica global se mantém em recuperação, a despeito dos juros elevados, impulsionada pelo bom desempenho do emprego.
A economia brasileira cresceu acima do esperado no primeiro semestre, com impulso da safra recorde e do bom desempenho do mercado de trabalho, principalmente no setor de serviços. Isso levou a revisões positivas para o crescimento do ano, agora estimado em 2,3%. Para o próximo ano, a expectativa de crescimento é de 1,3%, uma desaceleração ante 2023, refletindo os efeitos defasados da política monetária restritiva.

Comércio e Serviços

Os serviços e o comércio, apesar da expansão nos meses recentes, seguem em movimento de desaceleração do crescimento, refletindo a política monetária restritiva.

Indústria

A indústria segue apresentando fraco desempenho este ano, com impacto negativo dos juros altos nos setores dependentes de crédito e de investimentos. Os segmentos mais ligados à renda estão registrando crescimento moderado. Nesse cenário, é esperado crescimento de 0,7% do PIB industrial este ano, com expectativa de melhora para 2024 (+ 1,2%), impulsionado pelo recuo dos juros e pela retomada dos investimentos.

Materiais de construção

O segmento de materiais para construção deve continuar enfrentando recuo de vendas neste ano, refletindo a dinâmica da demanda hoje mais voltada para serviços, principalmente de lazer.

Imobiliário

As vendas de novos imóveis tendem a continuar em movimento de desaceleração de crescimento, refletindo as elevadas taxas de juros, que inibem o financiamento imobiliário.

Autopeças

A indústria de autopeças registrou recuo no primeiro semestre deste ano, impactada pela retração da indústria de veículos pesados. As perspectivas são de retomada, impulsionada pela melhora do mercado de veículos leves.

Agronegócio

O clima favorável e o incremento de área favoreceram o crescimento recorde da safra de grãos, dando impulso o incremento de 12,0% do PIB da agropecuária este ano.


Precisando promover melhorias de desempenho na gestão da sua empresa?

Chame nossa equipe no WhatsApp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp