Cenário Econômico e Setorial

Cenário Econômico e Setorial – Maio/2023

Economia

No cenário internacional o processo de desinflação vem ocorrendo de forma bastante gradual, levando os bancos centrais a manterem o ciclo de alta dos juros, que parece estar próximo do fim.

A atividade econômica global vem registrando melhora acima do que o esperado. Para o próximo ano, as expectativas são de inflação próxima da meta e início do ciclo de corte de juros a partir de meados do ano. Assim, as estimativas estão menos otimistas para o crescimento, como resultado da política monetária contracionista.

No mercado doméstico, a inflação vem desacelerando e a economia cresceu acima do esperado nos primeiros meses do ano. Para 2024, a estimativa é de convergência da
inflação para o centro da meta e inicio do corte de juros a partir de meados do ano, porém permanecendo ainda em dois dígitos, o que deverá limitar o crescimento
econômico.

Comércio e Serviços

Em um cenário de baixo crescimento e juros altos, o comércio de produtos dependentes de crédito, como veículos, móveis, eletrodomésticos e materiais para construção, devem seguir com fraco desempenho ao longo do ano. Os segmentos que dependem apenas de renda, como supermercados, farmácias e vestuário devem manter crescimento moderado. Serviços seguem em recuperação robusta impulsionados pela retomada de atividades de lazer.

Indústria

No primeiro trimestre deste ano, a produção da indústria recuou 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, afetada pela baixa taxa de investimento que impacta o segmento de bens de capital. O PIB da indústria deverá registrar baixo crescimento neste ano, de 0,3% com tendência de aceleração no próximo ano, crescendo 1,0%.

Materiais de construção

Vendas e produção de materiais para construção devem continuar em queda, refletindo o cenário de juros elevados e a mudança de dinâmica do consumo, hoje mais voltado para serviços.

Imobiliário

Tendência de desaceleração dos lançamentos de imóveis residenciais por conta do elevado de estoque de imóveis à venda. As vendas deverão continuar em expansão, porém com crescimento mais moderado do que o registrado nos anos anteriores, em razão das elevadas taxas de juros, que inibem o financiamento.

Autopeças

Produção de autopeças vem registrando recuo, afetada pela queda de produção de veículos pesados, mas tende a registrar recuperação ao longo do ano, pela melhora do setor automotivo.

Agronegócio

O PIB da agropecuária está estimado com forte crescimento este ano, uma alta de 7,1%, impulsionado pela safra agrícola recorde.


Precisando promover melhorias de desempenho na gestão da sua empresa?

Chame nossa equipe no WhatsApp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp